IMG-20171114-WA0037

LANÇAMENTO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL.

IMG-20171114-WA0035

IMG-20171114-WA0033Aconteceu hoje (14/11) o lançamento da campanha novembro azul, no almoxarifado municipal – Hilson Parreira, com a intenção de informar a população e aos trabalhadores do local, sobre o trabalho que a Secretaria Municipal de Saúde já está desenvolvendo ao longo do mês, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); e conscientizar aos homens sobre a prevenção do câncer de próstata.

Lembrando que, para a realização do exame, é necessário 1 dia de abstinência sexual e não ter feito nenhum tipo de movimento brusco, como por exemplo andar a cavalo; e que todas as UBSs estão orientando aos pacientes homens, acima dos 40 anos ou com histórico de câncer de próstata na família, a fazer. A Secretaria municipal de saúde está também autorizando a realização do exame PSA – Antígeno Prostático Específico.
Os pronunciamentos deu início com:
– O diácono Ronan, que manifestou a importância em realizar o teste. E fez uma oração, abençoando a todos presentes no evento.
– A Secretária Municipal de Saúde, Suely Borges, ressaltou que as 13 UBSs estão providas de médicos e profissionais da saúde orientando os pacientes homens, acima dos 40 anos ou a aqueles que tem antecedência familiar, a fazer o exame de sangue PSA. Destacou também a importância em fazer o exame para prevenir e diagnosticar a doença o quanto antes, para que os resultados do tratamento sejam satisfatórios.
“Aproveitem a oportunidade que a prefeitura, através do prefeito Gilmar Alves está oferecendo a vocês aqui presente e façam o teste. ” (secretária Suely Borges)
– Médico Dr. Rodney falou em nome dos outros médicos sobre o trabalho de prevenção e conscientização que as UBSs já estão fazendo dedicado a saúde do homem, especialmente a prevenção ao câncer de próstata.

– O coordenador do hospital do câncer em Barretos, Rones “açougueiro” fortificou que cuidado mais importante é a prevenção, e é através do teste que detectará problemas em relação ao tumor na próstata.
– Vereador Márcio Xavier, dividiu com todos a sua experiência sobre o exame, expressando que faz o teste desde os seus 42 anos de idade e tem acompanhamento anualmente com o médico para se prevenir. Focou na importância de não haver preconceito, em os homens realizarem o teste. Finalizando que a câmara de vereadores está também imbuída na campanha.
– Vereadora Andrea enfermeira, frisou a importância do exame, por ser através dele que detecta problemas em relação ao câncer de próstata.
– A presidente da AAPCQ (associação e amigos dos portadores de câncer de Quirinópolis), Wilma Alves, disse que a associação também está envolvida na causa, junto da prefeitura e da secretaria de saúde. Enfatizando que o tratamento no início tem maiores chances de cura.
– O prefeito Gilmar Alves, finalizou os pronunciamentos, cumprimentando a todos presentes, especialmente aos trabalhadores do almoxarifado. Realçando a relevância da realização desse evento, que é sensibilizar a cada um em prevenir. Pois é através da realização do exame, feito anualmente, que se pode identificar o problema e a cura tenha maiores chances.
“Por isso que estamos todos aqui hoje, dando essa oportunidade para que cada um de vocês (homens) faça a sua prevenção”. (prefeito Gilmar Alves).
E após a exposição das falas, o público alvo (homens), realizou o teste (exame PSA – Antígeno Prostático Específico).